Setembro Amarelo pauta discussões no Parlamento Jovem de MS
Deputado estudante Claézio Aquiles agradece palestrante Cláudia Mietto em nome do Parlamento Jovem.

(Reportagem de Paulo Radamés)

 

Mais uma sessão ordinária da 6ª edição do Projeto Parlamento Jovem de Mato Grosso do Sul foi realizada na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (03). A reunião dos deputados estudantes, que teve início às 14h, aconteceu no Plenário Deputado Júlio Maia, e contou com uma palestra da participação da advogada Cláudia Shindo Mietto com o tema “O Desafio de Ser Um Jovem Interativo nas Redes Sociais”, abordando temas como responsabilidade civil dos pais e a legislação que regula a participação dos jovens em ambientes virtuais.

“Essa é uma exposição que tenho apresentado em algumas escolas de Campo Grande e recebido um feedback muito positivo. Nossa intenção é colocar em prática as inovações trazidas pela Lei 13663/2018, que incluiu na Lei de Diretrizes Básicas da Educação a necessidade de que as escolas promovam uma cultura de paz, combatendo todos os tipos de violência, em especial o bullyng”, afirmou a advogada.

A palestra informou os jovens parlamentares sobre a jurisprudência brasileira atualizada no tocante à matéria, repercutindo em casos práticos vivenciados por eles em sala de aula, como a gravação das aulas e o uso do celular em geral no ambiente escolar. Cláudia ainda explicou de quais formas as plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram podem ser usadas para complementar o aprendizado.

Já durante o Grande Expediente, os deputados estudantes usaram a tribuna para informar o início da Campanha Setembro Amarelo. João Matheus Ferreira, Natállia Braga, Patrick Vogado, Gustavo Henrique S. Augusto e Claézio Aquiles discursaram sobre vários aspectos da campanha de conscientização nacional sobre a depressão e suicídio.

A sessão ainda diplomou a estudante Karyn Rafaelly de Oliveira Fernandes como deputada estudante, que tomou posse após a vacância de Everton Lucas dos Santos.