Os servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre a importância da doação de órgãos. O evento faz parte do Programa Sextou, realizado pela Escola do Legislativo Ramez Tebet. A coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Claire Carmen Miozzo, e a oftalmologista Fabiana Orondjian Verardo, especialista em transplante de córneas, explicaram o funcionamento do Sistema de Transplante e tiraram dúvidas relacionadas à doação.
Desde a sua fundação, em agosto de 1999, a Central Estadual já realizou mais de 2.873 transplantes de córnea, 654 de rim, 52 de osso, e 14 de coração. Só neste ano, até o mês de agosto, foram captados, 86 órgãos de 34 doadores. Hoje, são 210 pessoas aguardando por um transplante de córnea e 114 esperam por um transplante de rins.
No Brasil, cerca de 44 mil pessoas aguardam por transplantes. “A negativa familiar para a doação de órgãos, após a constatação de morte encefálica, ainda é muito alta. Para se tornar um doador basta manifestar essa vontade em vida para a família, pois somente ela poderá autorizar essa doação”, disse Claire Carmen.
A oftalmologista esclareceu que, diferente dos demais órgãos, o transplante de córneas não depende de compatibilidade, já que se trata de um tecido avascular. Segundo ela, clínicas particulares da Capital já estão habilitadas a fazer a cirurgia. Um único doador pode salvar várias vidas, já que podem ser transplantados: coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.
Semana Estadual
Nesta sexta-feira (4), foi publicada no Diário Oficial do Estado a Lei 5.410, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), que altera a legislação que instituiu a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos Humanos para Transplantes.
A partir da lei em vigor, a Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos deverá ser realizada, anualmente, de 21 a 27 de setembro. Além disso, passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.
A semana tem os seguintes objetivos: estimular as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes e sensibilizar a população sobre a importância do tema. O Poder Executivo poderá realizar palestras educativas, simpósios e publicidade para incentivar a doação.