Os oito deputados estudantes, eleitos para atuar no Parlamento Jovem, foram empossados durante sessão solene na manhã desta terça-feira (30/10). Alunos e familiares acompanharam a cerimônia realizada no plenário Júlio Maia da Assembléia Legislativa.
O evento contou com a presença do autor do projeto, deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR); do presidente do TRE, desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo; Secretário Adjunto de Estado de Educação, Gamaliel de Oliveira; e do 2º secretário da Assembléia, deputado Professor Rinaldo (PSDB).
Na abertura da cerimônia de posse, o coral da AL apresentou as canções \"Conquista do Paraíso\", \"Uirapuru\" e \"Chalana\", sob a regência da maestrina Telma Serrou. Em seguida, os oito estudantes da rede pública fizeram o juramento \"prometendo a desempenhar fiel e lealmente o mandato que lhe foi conferido, servindo e promovendo o bem geral do Estado\".
O deputado Arroyo classificou a proposição como ambiciosa, pois dará oportunidade aos jovens de conhecer o processo legislativo, saber das limitações, defeitos e \"o muito que pode ser feito em prol da coletividade\". \"É o resgate da juventude para a atividade política; desde os anos 90 não temos visto a movimentação dos jovens\", comentou Arroyo.
Uma das jovens deputadas, Bárbara Borges, da Escola Estadual Rui Barbosa, contou que as pessoas estão descrentes. \"Cabe a nós mudar essa visão; tem muitos políticos que não são corruptos e que trabalham para o bem-estar da população. Nosso papel é melhorar a qualidade de vida da comunidade\".
A estudante Jennifer Guimarães agradeceu em nome de todos a oportunidade dada pela Casa. \"Acreditando em nossa capacidade, a Assembléia Legislativa nos dá hoje essa oportunidade de estar em contato com os parlamentares, tendo efetivamente uma participação direta nesse processo\", acrescentou.
Atuação - Os jovens deputados terão dois anos de mandato e devem começar suas atividades parlamentares após a sessão solene de posse. Os eleitos poderão apresentar anteprojetos que, caso apadrinhados por algum deputado, poderão ser transformados em Projeto de Lei.
Após a cerimônia, os jovens já começam a atuar no Parlamento. Uma vez por mês, eles estarão participando da sessão ordinária e tendo a oportunidade de apresentar projetos e reivindicações da sua comunidade.
O autor da resolução nº 026/05, o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), disse que a proposta abrirá uma nova perspectiva para a juventude que participará do processo evolutivo social. \"Está nas mãos de vocês tornar nossos sonhos realidade e um sucesso de participação. Os meios e as oportunidades a Assembléia coloca à disposição de vocês\", ressaltou.
Fonte: Karin Seben - TV/AL