Vereadoras relatam experiências no Legislativo Municipal

As vereadoras Thaís Helena (PT/Campo Grande), Maria Marilene Zatti (PMDB/São Gabriel do Oeste), Margarida Gaigher (PT/Dourados), Fátima Malaquias (PSDB/Camapuã) e Mariza Costa Walter (PP/Rio Rufino - SC) apresentaram durante o III Seminário de Vereadores e Vereadoras de Mato Grosso do Sul o painel \"Experiência no Exercício do Mandato Legislativo Municipal\".

A deputada estadual Celina Jallad (PMDB), que mediou o painel, destacou a importância da participação da mulher na vida pública. \"Não somos maioria no setor público, mas já somos maioria em vários outros setores. As mulheres estão com sede de participar da vida pública. As mulheres não são melhores nem piores que os homens. Queremos a igualdade no poder público\", ressaltou Celina na abertura do debate.

Para a presidente da Câmara Municipal de Camapuã, vereadora Fátima Malaquias, que exerce o terceiro mandato, mesmo enfrentando dificuldades no dia-a-dia, as mulheres têm lutado incansavelmente para atender a comunidade. \"Tenho buscado atender a todos os segmentos da sociedade\".

Já a primeira mulher eleita em São Gabriel do Oeste, a vereadora e presidente da Câmara de Vereadores do município, Marilene Zatti, destacou que a grande contribuição que tem dado no poder público é a capacidade de administrar com tranquilidade. \"Desde que assumimos o nosso mandato percebemos que a presença feminina deu cara nova ao legislativo municipal que hoje atua com mais sensibilidade em diversas questões\".

Margarida Gaiguer, vereadora no município de Dourados, relatou diversos projetos que tem desenvolvido no município. \"Criamos em Dourados o prêmio mulher cidadã, garantimos o acompanhamento a mulher parturiente no município, entre outros projetos\".

Thaís Helena, vereadora de Campo Grande, disse que uma das grandes lutas de seu mandato é garantir a creche noturna para as mães adolescentes. \"Para as mulheres ainda é muito difícil enfrentar o mercado de trabalho, ainda mais para as mães adolescentes. Temos que garantir que as adolescentes terminem os estudos\", relatou a vereadora.


Márcia Chiad
Tv Assembléia