Mara Caseiro destaca importância das Escolas do Parlamento e incentiva criação de novas unidades em MS
Mara Caseiro: não são necessários grandes recursos, mas, principalmente, vontade política e comprometimento

Na abertura do 1º Encontro Estadual das Escolas do Legislativo e de Contas, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) fez um discurso enfático sobre a necessidade de ampliar o número de escola nos municípios sul-mato-grossenses. A parlamentar destacou que atualmente o Estado conta com apenas seis escolas ativas – Campo Grande, Rio Verde de Mato Grosso, Três Lagoas, São Gabriel D’Oeste, Nova Andradina e Dourados – um número pequeno diante do potencial e da importância dessas instituições para o fortalecimento da democracia e da cidadania.

“Nosso objetivo é ampliar as Escolas do Legislativo no nosso Estado. Ainda somos um número muito aquém do esperado e queremos mostrar para os vereadores e vereadoras a importância de constituirmos escolas nas câmaras municipais do nosso Estado. Para criar não são necessários grandes recursos, mas, principalmente, vontade política e comprometimento. “O que precisa é de voluntariado e vontade de fazer. Não tem diferença o tamanho do município, o que nós temos que ter é vontade política”, enfatizou.

A parlamentar também explicou as três principais funções das Escolas do Legislativo: qualificar servidores públicos das Casas Legislativas, interagir com a comunidade por meio de eventos relevantes, e promover a cidadania ao esclarecer o papel dos representantes eleitos e o funcionamento do sistema legislativo. “Queremos nos aproximar do cidadão, explicar qual é o papel do legislador e assim provocar e estender a cidadania de fato. O que nós queremos é uma sociedade que realmente saiba dos seus direitos e também dos seus deveres”, destacou.

Ao final do discurso, Mara agradeceu a presença dos participantes e manifestou a expectativa de que o próximo encontro conte com um número muito maior de escolas ativas no Estado. Durante o evento, as seis câmaras municipais receberam uma homenagem especial, reconhecendo o pioneirismo no fortalecimento da educação legislativa no Estado. (Leia aqui).

No encontro também tiveram as palestras de Roberto Lamari, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), e Marlene Figueira, diretora de honra da Escola do Legislativo Ramez Tebet e secretária de Recursos Humanos da ALEMS. Eles abordaram temas essenciais para a criação, manutenção e desenvolvimento de projetos educacionais no âmbito legislativo.